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O termo storytelling tem se difundido muito no meio digital nos últimos anos. Mas, afinal, o que é storytelling? Existe um jeito certo de aplicar essa estratégia? Apenas contando uma história, estou usando essa técnica? Trazemos a resposta para todas essas dúvidas no conteúdo de hoje. Continue a leitura!
O que é storytelling?
Storytelling é uma técnica usada para contar histórias, do inglês ‘story’ (história) e ‘telling’ (contar). Entretanto, com um grande diferencial: essas histórias envolvem e conectam o público com propósitos, valores, ações, etc., seja por meio de texto, vídeo, áudio ou qualquer outro formato. Ou seja, ele está presente desde o seu filme favorito até uma apresentação corporativa.
Em suma, toda e qualquer produção pensada estrategicamente, com o auxílio de elementos narrativos, cujo objetivo é levar uma mensagem que transmite cultura, valores, padrões de comportamento e engajar o público receptor é storytelling.
Atualmente, essa forma de contar histórias se tornou uma ferramenta que pode ser apropriada pelas empresas que buscam criar uma conexão emocional com seus consumidores, tornando-se mais do que uma simples relação de compra e venda.
Qual a diferença entre Storytelling e Narrativa?
Muitas pessoas podem confundir storytelling com o conceito de narrativa.
Embora ambos envolvam contar uma história, há uma diferença fundamental entre eles: enquanto narrativa é qualquer relato de eventos ou experiências, storytelling é uma técnica mais elaborada, com um propósito claro de envolver e emocionar o público.
A narrativa pode ser simples e meramente ficcional, enquanto o storytelling busca construir uma jornada emocional, com personagens, conflitos e resoluções que cativem quem está ouvindo ou assistindo e os levam a executar determinada ação.
O modelo Joseph Campbell
É impossível falar do que é storytelling sem mencionar Joseph Campbell.
Este estudioso foi quem desenvolveu o conceito da “Jornada do Herói”, um modelo narrativo ainda muito utilizado nas produções literárias e cinematográficas, principalmente. Nela, existe uma sequência de fatos pelos quais o protagonista passa até atingir a sua redenção.
Vários best-sellers, como Harry Potter, incorporam essa estrutura narrativa, já que o personagem passa por todos os estágios da jornada. Alguns deles são: o chamado para a aventura (quando recebe a carta de Hogwarts), a recusa do chamado (ao se questionar sobre ser realmente um bruxo), o encontro com o mentor (quando conhece Hagrid, que o leva à escola de magia), a uma provação (ao enfrentar inúmeras dificuldades sem a presença dos pais) e a recompensa (ao final o personagem sempre sai vitorioso).
Logo, a Jornada do Heroi é uma estrutura narrativa que pode compor um bom, porém já muito utilizado, storytelling.
Como fazer storytelling?
Agora que já entendemos o que é storytelling, a próxima pergunta é: como fazer storytelling de forma assertiva?
A criação de um bom storytelling não depende apenas de ter uma boa história, mas também de como ela é estruturada e apresentada ao público. Abaixo, vamos explorar seus principais componentes e técnicas, esclarecendo dúvidas quanto à sua estrutura.
Existe uma estrutura de storytelling correta?
Sim, existe uma estrutura de storytelling básica que pode ser seguida para criar uma narrativa envolvente. Embora não haja uma fórmula única, muitos storytellers de sucesso utilizam alguns elementos essenciais para construir uma história que se conecte com o público.
Mensagem
A mensagem com certeza é a alma do storytelling. O que você deseja que a sua narrativa comunique ao público? Quais sensações você pretende despertar? Sua mensagem, além de ser envolvente, deve ter um propósito claro.
Ambiente
O ambiente nada mais é que o cenário em que sua narrativa encontrará forma. Ele não precisa necessariamente ser real, mas precisa ser coerente com os valores e sensações que você deseja transmitir, para não fazer da sua história um fenômeno vazio e sem sentido.
Personagem
Um bom storytelling, dotado de uma narrativa bem construída, necessita de personagens que protagonizam a jornada pela qual você deseja percorrer. Isso aplicado ao marketing, tem normalmente o personagem principal como o próprio consumidor.
Conflito
Toda boa história tem um conflito. Pode ser um desafio interno ou externo que os personagens precisam superar. O conflito é o que mantém o público interessado, criando uma tensão que só será resolvida ao final da narrativa. No contexto de marketing, o conflito pode ser representado por um problema que a sua marca ou produto resolve.

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5 técnicas de storytelling para não esquecer
Além da estrutura básica, existem várias técnicas que podem ser aplicadas para tornar o storytelling ainda mais poderoso. Aqui estão cinco dicas importantes para aplicá-lo com sucesso:
Saiba quem é o seu público!
Antes de criar sua história, é fundamental entender quem é o seu público. Quais são seus interesses, medos, desejos? Quanto mais você souber sobre quem está ouvindo, mais fácil será construir uma narrativa que ressoe com essas pessoas.
Escolha bem a sua mensagem
Novamente, a mensagem é o coração da sua estratégia, e ela deve ser comunicada de forma clara e composta por artifícios cativantes, que conectem o consumidor com o seu objetivo final.
Utilize gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são artifícios psicológicos que enriquecem a narrativa de um conteúdo para que ela seja consumida até o fim e para que você consiga despertar as reações que deseja no consumidor. Eles podem envolver a sensação de urgência, reciprocidade, afetividade, entre outros. Como ativam em nosso cérebro essas sensações, são uma ótima estratégia linguística para conduzir o público pela sua jornada.
Faça ele conversar com a sua marca
Seja sua marca corporativa, cultural, educacional ou de qualquer gênero, a história que você conta precisa dialogar com suas ações, estabelecendo coerência ao público que acredita nos valores e propósitos contados.
Ofereça solução
Ao final da história, o público precisa sentir que algo foi resolvido. No marketing, isso significa oferecer uma solução para o problema apresentado no conflito da narrativa, no caso, é um jeito sutil de ofertar um produto.
Exemplos de storytelling envolvente
A seguir, vamos ver alguns exemplos de storytelling e entender como grandes marcas utilizam essa técnica de forma criativa e envolvente, gerando conexão com o público:
Nike
A Nike é uma das marcas mais conhecidas quando se trata de storytelling. Seus comerciais frequentemente contam histórias de atletas que superam obstáculos e conquistam seus sonhos. O exemplo mais famoso é a campanha “Just Do It”, que traz histórias reais de superação, identificando-se com o público e inspirando-o a agir.
Coca-Cola
A Coca-Cola usa o storytelling com maestria. Isso faz parte de uma ótima estratégia de Branding da marca que incorpora elementos que exploram os 5 sentidos do consumidor. Desde as cores, até o sabor, a Coca-Cola busca trazer aos consumidores a sensação de magia, reunião em família, descontração e afetividade.
Seu storytelling, portanto, não poderia ser diferente. Quantos comerciais de natal da marca já não nos impactaram? É impossível não associar a história da marca a uma atmosfera iluminada e única.
Banco Itaú
O Itaú emprega o storytelling de maneira muito inteligente e sutil em suas produções. Vamos relembrar um pouco o que o banco já fez?
Comercial sobre IA com Fernanda Torres
Neste comercial, o Itaú apresenta uma história comovente sobre a interação do ser humano com a Inteligência Artificial, promovendo um diálogo entre os personagens que emociona por ressaltar as características e emoções que só os seres humanos podem experimentar. ‘’Como é ter alma?’’ pergunta à IA, criando um apelo emocional fortíssimo que faz o espectador refletir.
Ainda, a marca escolheu figuras artísticas aclamadas por sua sensibilidade (a mãe e filha Fernanda Montenegro e Fernanda Torres) para conquistar ainda mais o espectador, conectando tudo isso aos serviços bancários que a empresa oferece.

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Comercial com Lewis Hamilton
Outro exemplo de storytelling poderoso do Itaú foi a parceria com o piloto Lewis Hamilton. Neste comercial, o banco usou a narrativa para comunicar valores de superação, inovação e, principalmente: exclusividade. Característica essa expressada pela presença única do esportista caminhando sozinho por uma floresta e conversando diretamente com a câmera sobre esses valores.
Ao final, o banco conquistou o público com chave-de-ouro ao incorporar à história do comercial a amostra do boné de nosso ídolo nacional Ayrton Senna para Hamilton, transmitindo uma sensação de nostalgia e acolhimento.
Airbnb
O Airbnb também cria em cima de sua marca um ótimo exemplo de uso dessa técnica, especialmente porque a marca faz questão de não vender apenas hospedagem; mas sim, histórias de viagens, de momentos especiais e de conexões humanas.
Brand Story: entre o real e a ficção
O Brand Story seria o uso do que é storytelling a favor do fortalecimento ou construção de uma marca. A questão é que, muitas vezes, a narrativa vendida pela marca ao público não se sustenta perante seus verdadeiros valores, promovendo apenas uma narrativa ficcional vazia ao invés de um storytelling potente.
As provas do Big Brother Brasil
Patrocinadores do reality Big Brother Brasil aproveitam o espaço da narrativa de provas competitivas criadas pelo programa para divulgar seus produtos. Já pudemos observar como o storytelling das provas é pensado conforme os valores das marcas. No entanto, esse tiro pode sair pela culatra, caso não tenha uma estratégia preditiva de reação do público.
Em 2021, por exemplo, a Avon, que é uma marca conhecida por seus valores de inclusão e empoderamento, sofreu uma associação negativa graças a uma prova do Líder em que todos os participantes poderiam utilizar seus itens de maquiagem, inclusive passar batom.
A dinâmica gerou altas polêmicas nas redes sociais envolvendo questões sociais que prejudicam a imagem que a marca queria passar. O storytelling da prova, na verdade, transmitiu ao público uma imagem de narrativa meramente ficcional para promoção de produtos.
Storytelling no marketing digital
Ao falar de storytelling no marketing digital, de antemão precisamos saber que ele é uma ferramenta de imenso valor. As empresas que sabem usá-lo criativamente conseguem aumentar o engajamento do público, seja através do copywriting em posts nas redes sociais, em blogs, vídeos promocionais, ou outros formatos.
Storytelling no marketing de conteúdo
Já o storytelling no marketing de conteúdo, também pode ser usado em vários formatos, seja para criar blogs, vídeos ou até podcasts que ajudem a construir uma relação mais próxima com o consumidor. Isso aumenta o número de ‘brandlovers’ da marca e também atrai novos públicos.

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Então, agora que você entendeu qual o poder do storytelling, qual método você mais gostou?
Chegamos até aqui para constatar que a estratégia do storytelling, quando bem utilizada, tem o poder de transmitir não apenas uma mensagem ao público consumidor, mas conectar a marca aos sentimentos, emoções e ações que as pessoas vivenciam diariamente. Dessa forma, o seu conteúdo ganha valor social e psicológico, garantindo resultados se trabalhado com a estratégia de SEO correta, transmitindo valores e não apenas vender produtos.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro dessa e outras estratégias de engajamento poderosas para a sua marca ou projeto. Até mais!